Entrevista com John Harding, autor do livro A Menina Que Não Sabia Ler


Hoje trago para vocês uma entrevista que fiz com o escritor John Harding! Para quem ainda não o conhece, ele é autor do livro "A Menina Que Não Sabia Ler". Publicado aqui no Brasil pela Editora Leya. A entrevista foi feita por e-mail . O escritor também me enviou junto com a entrevista um recadinho:


Oi Gustavo.



Aqui estão as minhas respostas . Desculpe eu não ter respondido algumas delas, porque eu não quero dizer exatamente o que acontece no livro. Eu acho que o prazer no livro deve vir do leitor descobrir o que acontece. Todas as pistas estão no livro e quem lê-lo com muito cuidado será capaz de encontrá-as. Espero que esteja tudo OK.



Muito obrigado por dedicar seu tempo e esforço para me entrevistar. Suas perguntas eram realmente interessante.



Abraços, John.




AVISO! Esta entrevista pode conter spoilers do livro.


Como surgiu a ideia de escrever o livro "A Menina Que Não Sabia Ler?

JH: Ela veio de "The Turn of the Screw" de Henry James, a história do fantasma clássico, sobre uma governanta, dois filhos e um guardião ausente. No livro de James a história é contada pela governanta e tudo é visto a partir de seu ponto de vista. Eu pensei que seria interessante vê-lo a partir do ângulo de uma das crianças. Eu decidi não fazer uma reescrita da história de James, mas simplesmente usar a situação básica de governanta, dois filhos e uma casa remota. Na história de James o leitor nunca sabe ao certo se os fantasmas são reais ou se é tudo na imaginação do governanta. É para o leitor decidir e eu gostei da ideia.



Você gosta de psicologia? Já que o livro trata de assuntos mentais.

JH: Sim. Sou casado com uma psicoterapeuta e eu estou interessado na forma como a doença mental é tratada nos dias de hoje. A sequência desse livro falará sobre isso e eu li um monte de livros sobre a história do tratamento de saúde mental para isso. Deve ser publicado no Brasil no próximo ano.


A Srta. Taylor era realmente um fantasma como Florence pensava que era, ou ela fazia parte da loucura da Florence?

JH: Eu acho que é para o leitor decidir. Mas ao contrário do livro de James, no meu livro não há uma resposta definitiva se o leitor é inteligente o bastante para trabalhar com isso.


Porque a Srta Taylor tinha a intenção de sequestrar Giles?

JH: Mais uma vez, eu acho que essas coisas são para o leitor decidir, mas as respostas estão definitivamente no livro.


O que significa a frase “Ah meu querido, eu poderia comê-lo”?

JH: É realmente "Minha querida, eu poderia comer você." Em Inglês temos uma frase bem conhecida "Você parece bom o suficiente para comer". Isso significa que se você se sente muito afetuoso com alguém, embora, obviamente, no contexto em que a Srta Taylor usa a frase torna-se muito mais sinistra.


O que aconteceu com os pais de Florence?

JH: Eu não gosto muito de responder a essa e algumas das perguntas anteriores, mas é simplesmente que eu não quero estragar o livro para aqueles que ainda não o leram. Eu acho que um leitor atento vai saber o que aconteceu com os pais de Florence.


O livro terá uma continuação?


JH: A sequência já está escrita e a Leya no Brasil já comprou os direitos por isso deve ser publicado lá em 2014.


Sobre o que falará a continuação?

JH: Eu não tenho certeza se entendi a pergunta. Se você quer dizer quem vai ser o narrador eu posso lhe dizer que não é Florence.


Existe alguma proposta de adaptação do livro para o cinema?

JH: Sim, eu acabei de assinar a adaptação do livro para filme com uma empresa de produção de filmes inglesa. Estou esperando para escrever o roteiro sozinho. Se tudo correr bem, eu espero o filme para ser lançado, talvez em 2015.



Espero que tenham gostado da entrevista, até a próxima pessoal.

16 comentários:

  1. O autor é muito inteligente, pena que os leitores são muito burros. Fala sério, cada pergunta imbecil. Parece q a pessoa nem leu o livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto Muito se você não gostou da entrevista, só pra você saber eu li sim o livro :D

      Excluir
  2. Maravilhosas as perguntas, ele quis evitar spoiler nas pergutas, parabés

    ResponderExcluir
  3. Olá, Boa noite, Gustavo ^^
    Queria te pedir uma coisa. Será que tem como você me passar o e-mail do John? Ja procurei em tudo que é canto mas não acho, você é minha ultima esperança!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, você poderia passar seu e-mail para conversarmos?

      Excluir
    2. Claro, desculpe pela demora.
      marianapereiira15@hotmail.com

      Excluir
    3. Olá Gustavo! Eu gostaria de te pedir o e-mail do John. Eu, como a Mariana, procurei muito e também não achei, você é a minha última esperança para contata-lo, agradeço desde já! Ah, antes que pergunte e isto leve mais tempo, o meu e-mail é jamilly.eduarda100@gmail.com

      Excluir
  4. Honestamente, fico feliz que ele não tenha respondido! Tenho minhas teorias a respeito da história e gosto demais delas para serem desmanchadas. Espero que a continuação não as estrague muito, apesar de que o simples fato de Florence estar num hospital psiquiátrico confirma uma das minhas suspeitas.

    ResponderExcluir
  5. Oi Gustavo, você poderia me passar o e-mail do John, eu vou ficar muito agradecida! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpa a demora. Infelizmente não tenho mais o email do John, perdi o acesso ao meu email na qual eu havia salvo o email dele, caso eu consiga o acesso novamente, te enviarei.

      Excluir
  6. Gustavo, você gostou do segundo livro? Ao invés de elucidar o mistério do primeiro, acrescentou mais coisas. Eu fiquei fascinada pela narrativa, mas fiquei com a curiosidade mais aguçada ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ainda não li o segundo livro, mas quero muito o ler.

      Excluir
  7. Acabei de ler a menina que não sabia ler,e posso dizer que É um dos melhores livros que já li. A escrita é perfeita e o suspense das últimas paginas é ótimo.

    ResponderExcluir
  8. O livro e ótimo . Adorei a escrita e o final,me deixou chocada. Só pelas dicas sutis que o livro dá, nota dez.

    ResponderExcluir
  9. Se alguem souber de algum livro desse genero,por favor,indique.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente John Harding faleceu em Setembro deste ano. Provavelmente não saberemos se ele concluiu a trilogia de Florence.

    ResponderExcluir

Obrigado por descer aqui em baixo para comentar, agradeço sua opinião.