Como cuidar bem de seus livros



Ter um livro é a melhor coisa que pode acontecer com nós, nos livros viajamos para um mundo no qual apenas nós podemos ver. E cuidar deles é uma tarefa que exige muito cuidado, então hoje venho trazer algumas dicas de como cuidar deles.

1 - Arrume seus livros

Não deixe-os espalhados pela casa ou pelo seu quarto, arranje sempre um cantinho para guardá-los, dê preferencia em guarda-los em lugares com pouca umidade pois seus livros podem mofar. Estantes com portas de vidros são o recomendável, mas se você não tiver, nãos e preocupe pois isso é normal.

2 - Deixe-os em pé

Deixe-os sempre em pé, nada de deixá-los deitados um em cima do outro, pois os livros podem ficar todos tortos e as folhas ficarem desalinhadas. 

3 - Tire a poeira 

Após algum tempo seus livros podem ficar cheios de poeria, o ideal é de com um espanador remover a poeria constantemente.

4 - Nunca use a orelha da capa

Já vi algumas pessoas marcarem a página do livro que está lendo com a orelha do livro, NUNCA faça isso pois a orelha fica toda amassa e isso estraga o livro. Se você não tiver marcador, use uma folha de papel para marcar.

5. Não empreste seus livros

Se você não tem total confiança em uma pessoa que pediu seu livro emprestado, se você sentiu uma pontinha de medo e/ou insegurança de que aquela pessoa cuidará bem mesmo do seu livro, não empreste de forma alguma.

5 - Sacos plásticos

Nunca guarde livros em sacos plásticos porque acaba impedindo a respiração do papel.


Então, essas foram as dicas que eu tenho para dar á vocês.

Um comentário:

  1. Ótimas dicas, eu ainda tenho o hábito ruim de usar as orelhas dos livros, vou tentar mudar! Ah, já ouvi falar que é bom usar papel contact transparente para preservar a capa dos livros, mas fico com receio de com o tempo estragar ainda mais. A tendência é usar cada vez mais kindle, kobo e aparelhos do tipo, né?

    ResponderExcluir

Obrigado por descer aqui em baixo para comentar, agradeço sua opinião.