Dica: Como escolher um bom livro?



Quando entramos em uma livraria e vemos os vários livros que temos em nossa lista de desejados, temos que tomar aquela difícil decisão de ter que escolher um ou dois livros naquele momento. Ou quando entramos em lojas virtuais como o Submarino e vemos as várias promoções e ter o dinheiro de comprar menos que do que queríamos. Quem nunca passou por isso?
Quando isso acontece começa uma indecisão que pode levar vários minutos, a de escolher um livro entre tantas opções.

Como escolher um bom livro?

Várias pessoas quando vão á livraria possuem em sua lista de desejados vários livro e sabem bem qual livro querem, assim é mais fácil. Mas e os leitores que não tem ideia do que ler? Tentarei dar uma ajuda com dicas que eu uso quase sempre 

1- Olhe o gênero do livro e veja se é de sua preferência.

Faça essa pergunta a si mesmo: qual gênero literário que eu mais gosto? Romances, Distopia, Policial, Suspense, Não-Ficção... depois reflita com qual tipo de romance você quer ler no momento. Depois de você escolher qual gênero quer ler, basta começar a procurar os livros do tipo, assim você já elimina muitos.

2- Olhe a editora.

Dê preferencia a editoras que tenham um ótima diagramação e a poucos ou inexistentes erros de ortografia como a Arqueiro, Sextante, Novo Conceito, Intrínseca, Rocco, geralmente essas editoras também sempre estão com um dos livros de seus catálogos na lista dos mais vendidos.

3- Confira quem escreveu o livro.

Não é possível dizer qual autor é ruim ou bom, isso vária de cada um, mas saber se ele é aceito ou não pelos leitores.

4- Converse com outros leitores.

Conversar com pessoas que já leram ou que estão lendo o livro escolhendo, infelizmente o número de leitores ainda é muito baixo no Brasil, mas através de redes sociais podemos conhecer novos leitores e discutir sobre livros.

5- Nunca julgue um livro pela capa.

Um bom livro não é aquele que possui uma capa bonita e chamativa,  Já li muitos livros excelentes que não possuem uma capa bacana e que muitas pessoas ficam admirando. Essa dica também é muito importante, pois muitos leitores compram um livro pela capa e acabam se decepcionando depois e deixando a leitura de lado.

7 -  Verificar o estado do livro e preço.

Verifique se o livro esta em bom estado, se não possuem partes amassadas se as orelhas e lombadas estão em perfeito estado. Verificar também o preço do livro em outras livrarias, pois o livro pode estar com um preço em uma livraria mas com outro preço melhor em outra.

Eram essas as dicas que eu tinha para dar, espero que as aproveitem.

4 comentários:

  1. Eu adoro os livros da Record também! A qualidade é muito boa mesmo. Normalmente levo em conta as dicas de amigos que confio, a sinopse e até mesmo a capa. Adoro passear pela livraria mesmo quando não sei o que eu quero. Ótimo post!

    Beijos, Bell.

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. obrigado, é eu também gosto de ficar andando pelas estantes vendo os livros.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gustavo, como vai? Primeiramente queria dizer que gostei muito do blog, bem organizado, belo design e a escrita também é ótima. Curti muito o post e minhas editoras preferidas são as que você mencionou também (Intrínseca, Rocco, NC).

    Abraço.
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por descer aqui em baixo para comentar, agradeço sua opinião.